top of page
MENINA DOS OLHOS DO BRASIL
MENINA DOS OLHOS DO BRASIL É UMA PRODUTORA CULTURAL E UM ESPAÇO PARA ENSINO E PESQUISA EM TEATRO E AUDIOVISUAL. 

 

Como produtora cultural, a Menina dos Olhos do Brasil está voltada para projetos artísticos, nas áreas de audiovisual e teatro.

 

Somos também um espaço dedicado a cursos, oficinas e consultorias nas áreas do teatro e audiovisual.

A Menina dos Olhos do Brasil (15.112.297 ADRIANA CAMARA) é uma produtora cultural voltada para projetos de teatro e audiovisual dirigida pela cineasta, atriz, produtora e diretora teatral Adriana Câmara. 

 

Em teatro, a Menina dos Olhos do Brasil produziu TODAS as temporadas e apresentações de TODOS os espetáculos do Núcleo Teatro de Imersão, grupo especializado em teatro imersivo, site specific e itinerante, em cartaz, TODOS OS ANOS, desde 2017. Também produziu todos os vídeos de divulgação desses mesmos espetáculos.

 

São eles:


"Tio Ivan", adaptação imersiva, itinerante e site specific para a peça teatral "O Tio Vania", de Anton Tchekhov, em cartaz em três ambientes da Oficina Cultural Oswald de Andrade e da Casa das Rosas, em São Paulo, por três temporadas, em 2017, 2018 e 2019. Mesmo produzido sem qualquer patrocínio, este espetáculo de estreia da companhia alcançou uma média 80% de lotação em todas as suas temporadas e foi premiado como Melhor Espetáculo de Grupo de 2018 do Prêmio Aplauso Brasil (júri popular).


"As Palavras da Nossa Casa", encenação imersiva, itinerante e site specific inspirada em obras de Ingmar Bergman, em cartaz em diversos ambientes da Casa das Rosas, em São Paulo. Apesar de ter sido produzido de forma completamente independente, sem patrocínio público ou privado, o espetáculo obteve lotação máxima em todas as sessões de sua temporada, foi capa do Caderno 2 do Estadão, matéria de TV Globo e TV Brasil e destaque em 2 Guias da Folha de S. Paulo e um 1 guia Divirta-se do Estadão. Com a chegada da pandemia de COVID-19, "As Palavras da Nossa Casa" ganhou versão online e ainda imersiva, realizada ao vivo, pelo Zoom, em duas temporadas, a primeira independente (2020) e a segunda contemplada pelo PROAC Lei Aldir Blanc. A versão virtual também teve apresentações avulsas pela Conexão Casas de Cultura, nas redes sociais da Casa de Cultura de Santo Amaro (2020), e pela Virada Cultural da Cidade de São Paulo (2020). Em 2022, com a pandemia atenuada, o espetáculo voltou a ser apresentado presencialmente, em curta temporada, circulando por três ambientes do Casarão da Vila Guilherme, novamente com ingressos esgotados.

"Personagens em Busca de um Autor", adaptação imersiva, interativa, site specific e itinerante do texto "Seis Personagens à Procura de um Autor", de Luigi Pirandello. O espetáculo foi selecionado pelo Edital de Residência Artística e Mediação Cultural do Complexo Theatro Municipal e fez temporada em 2023, circulando por diversos ambientes do Theatro Municipal, com todos os ingressos esgotados. No mesmo ano e no ano de 2024, apresentou-se também no Centro Cultural Santo Amaro, no Centro Cultural Olido/Centro de Memória do Circo, no Teatro Flávio Império, na Casa de Cultura Butantã e na Casa de Cultura Freguesia do Ó, sempre circulando por diversos ambientes desses espaços.

 

"Traição", adaptação imersiva, site specific e itinerante do texto de Harold Pinter. O espetáculo fez temporada em 5 quartos, de 3 andares diferentes, do icônico Hotel San Raphael, no Largo do Arouche, em São Paulo, em 2024. Mesmo produzido sem qualquer patrocínio, o espetáculo "Traição" foi incluído no ZESCAR, a lista dos melhores do ano elaborada pelo renomado crítico teatral José Cetra Filho, na categoria de Melhor Direção, e foi indicado ao Prêmio Arcanjo na categoria de Teatro Contemporâneo. Em 2025, o espetáculo iniciou sua itinerância por diversos espaços culturais da cidade de São Paulo, num formato novo, que dividia uma área ampla em 4 ambientes, para que público pudesse circular entre os apartamentos dos personagens. Essa nova versão foi apresentada no Centro Cultural Santo Amaro, no CEU Parque do Carmo (através da Casa de Cultura São Mateus), no Centro Cultural Vila Itororó e na Casa de Cultura Freguesia do Ó, com todos os ingressos esgotados em todas as sessões.

 

Em audiovisual, a Menina do Olhos do Brasil produziu o curta-metragem de ficção "1:21" (10min 49seg), ganhador de diversos prêmios e participantes de dezenas de festivais audiovisuais no Brasil e no exterior.

A Menina dos Olhos do Brasil também produziu o média-metragem "João Câmara: 18.250 dias" (30min), lançado junto com o livro homônimo e apresentado durante a exposição “João Câmara: Trajetória e Obra de Um Artista Brasileiro”, no Museu Afro Brasil, em São Paulo, e no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife.

A produtora também realizou trabalhos de gravação e/ou edição audiovisual de performances, eventos, palestras ou entrevistas do Itaú Cultural ("Poema Falado"; "A(u)tores em cena"; "A Letra da Rua"; "Ocupação Paulo Leminiski"; "Encontros de Interrogação"; "Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural"; "Colóquios Rumos Jornalismo Cultural"; "Redes da Criação"; "Invisibilidades"; "Curso de Especialização em Gestão Cultural", "Jogo de Ideias"); da TAL - Televisión América Latina ("ZL Vortice") e da Revista Zingu! ("Entrevista com o cineasta Júlio Calasso").

bottom of page