top of page

CURSOS

OFICINA DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

 

A Oficina de Roteiro Cinematográfico, ministrada por Adriana Câmara, orienta os participantes para a elaboração de roteiros ficcionais audiovisuais.  Durante o curso, os participantes desenvolvem seus próprios roteiros, desde a primeira ideia até a obra pronta para ser filmada ou inscrita num edital.

A oficina é completamente prática e parte da ideia de que os alunos são plenamente capazes de criar, produzir, pesquisar, analisar, comparar, buscar conhecimento por si próprios, e cabe ao oficineiro provocar nos participantes a vontade de aprender por si mesmos e descobrir, na práxis, seus próprios caminhos artísticos.  Portanto, todos os encontros da oficina são de ordem prática para os participantes, seja na busca das informações e na análise e comparação das estruturas narrativas, como no processo de elaboração de cada etapa do roteiro, isto é, a escolha do assunto, as pesquisas sobre o tema, a criação da storyline, o design da trama, a construção das personagens, a elaboração da estrutura e da escaleta e a escrita em formato master scenes. A cada etapa do processo, os alunos contam com a orientação e a consultoria da oficineira. 

A oficina foi ministrada, em 2018, na Universidade AESO/Barros Melo e, em 2021, 2022 e 2023, através do programa Oficineiros da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, na Casa de Cultura Júlio Guerra, no Centro Cultural Vila Itororó e nas Bibliotecas Malba Tahan, Álvaro Guerra, Roberto Santos, Clarice Lispector e Jayme Cortez.

Agora em 2024, a oficina está sendo ministrada gratuitamente em dois espaços Centro Cultural Vila Itororó e Casa de Cultura Manoel Mendonça. 

As inscrições para a segunda turma da oficina na Casa de Cultura Manoel Mendonça, no bairro de Santo Amaro, estão abertas até o dia 19 de maio de 2024. Os encontros acontecem às terças-feiras, das 10h às 14h. Nas primeiras duas horas, receberemos alunos novos para conteúdo e, nas duas horas seguintes, receberemos alunos antigos para atendimento sobre suas histórias. Ao longo dos meses, os alunos novos se tornam antigos e passam para o segundo horário. Os encontros da nova turma vão se iniciar em 21 de maio de 2024 e vão até 26 de novembro.

Inscrições via formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbjSOzBzPOj7DrUwbUtkH_oSCBI6fjGhHoi7wObWZ2dTZqNQ/viewform

Seguem abaixo alguns dos comentários deixados pelos participantes das edições anteriores da oficina em suas redes sociais (Facebook e Instagram) @oficinasadrianacamara.

Para mais informações, escreva para: adrianacamaraoficinas@gmail.com

Oficina de Roteiro Cinematográfico - Adriana Câmara - Casa de Cultura Júlio Guerra - São Paulo
Oficina de Roteiro Cinematográfico - Adriana Câmara - Biblioteca Clarice Lispector, Álvaro Guerra, Roberto Santos - São Paulo
Oficina de Roteiro Cinematográfico - Adriana Câmara - Casa de Cultura Júlio Guerra - São Paulo
OFICINA ROTEIRO CINEMATOGRAFICO - FEED JAYME CORTEZ vs2.jpg
Oficina de Roteiro Cinematográfico - Adriana Câmara - Biblioteca Malba Tahan - São Paulo
OFICINA ROTEIRO VILA ITORORO 2024.png
bottom of page